São Paulo Fashion Week Inverno 2009 celebra a alegria de Carmen Miranda

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O mundo treme de medo com a crise econômica, e o pessimismo se espalha pelos quatro cantos do globo. No entanto, quando a São Paulo Fashion Week abrir as portas, hoje, às 11h30, a palavra de ordem no pavilhão da Bienal, no Ibirapuera, será o oposto do baixo
astral planetário. Será felicidade. E alegria. E euforia à brasileira.

Os 'brasileirismos'' e a "felicidade brasileira" são os temas da temporada outono-inverno 2009 do principal evento de moda do país. Segundo o diretor e criador da SPFW, Paulo Borges, a apologia da felicidade não foi pensada, porém, como contraponto otimista ao momento histórico. "Foi coincidência, já tínhamos planejado tudo há dois anos. Nossa intenção é discutir a identidade do país, a felicidade como dado essencial de nosso imaginário e de nosso caráter", diz.

Carmen Miranda
Toda a cenografia da SPFW, concebida por Daniela Thomas e Felipe Tassara, bem como as exposições na Bienal, foram criadas para espelhar um clima exuberante de alegria. Celebridades, como Camila Pitanga e Daniela Mercury, foram fotografadas por Bob Wolfenson com turbantes a la Carmen Miranda. Seus retratos, em reproduções de 8 metros, serão expostos na Bienal, onde também acontece uma mostra de 95 roupas originais da cantora de "Tico-tico no Fubá".

O ícone "smile" (desenho representando um sorriso), que está fazendo 40 anos, ganhará novas versões feitas por artistas numa instalação. Todo dia, mil bolas com o símbolo reinterpretado serão distribuídas ao público. "O smile é o ícone global da alegria, e a bola é o grande brinquedo do brasileiro", diz o diretor da SPFW. Instalações sonoras e com TVs evocarão momentos de felicidade e euforia coletiva no país, como as torcidas de futebol e o Carnaval.

Apesar de as 40 grifes não precisarem seguir o tema da organização, a felicidade, a festa e brasilidade também comparecem nos assuntos dos desfiles de uma marca ou outra.

Encerramento
A abertura de hoje, antes do desfile da grife FH (do estilista Fause Haten), terá uma apresentação da Orquestra Sinfônica Heliópolis, formada por jovens deste bairro da periferia de São Paulo. Para o encerramento da SPFW, na sexta, a grife Neon promete um grande desfile-baile, conduzido '"tanto por canções tradicionais quanto por música disco frenética'', conta o estilista Dudu Bertholini. A top Gisele Bündchen é a estrela de hoje à noite do show da Colcci.

A realização do evento vai custar, nesta edição, cerca de R$ 7 milhões --o último ficou
em aproximadamente R$ 6 milhões. A maior parte do investimento é bancado por patrocínios. "Não economizamos em nada", afirma Borges.

Luminosidade
A organização da SPFW também tem seus motivos para estar feliz. Em agosto do último ano, o grupo de gestão de marcas Inbrands adquiriu boa parte das ações da empresa Luminosidade, que produz o evento, permitindo novos investimentos.

A Luminosidade era comandada por três sócios. Dois deles, fora Paulo Borges, venderam suas ações à Inbrands --que é também dona das grifes Ellus, Alexandre Herchcovitch e Isabela Capeto. "Tivemos interesser em adquirir a SPFW porque é uma das maiores fashion weeks do mundo, com uma gestão excepcional, e por ser um evento estratégico para o mercado de moda'', diz o presidente da Inbrands, Gabriel Felzenszwalb.

Borges continua diretor criativo da SPFW e, na Luminosidade, permanece como presidente e sócio minoritário e crescente, ou seja, com chances de aumentar sua participação, conforme os futuros resultados da empresa. O valor das negociações não foi revelado.

As mudanças --e os investimentos-- devem permitir que Borges realize planos que ele acalenta há anos. "A Inbrands entrou com um planejamento de crescimento, para viabilizar os projetos. Eu poderia fazê-los sozinho, mas acredito na interdependência e hoje tenho mais garantias para poder crescer", afirma o diretor da SPFW, na nova sede da Luminosidade, uma majestosa mansão no bairro Bela Vista.

Concurso de talentos
O principal destes projetos é a realização do Hot Spot, um concurso de talentos de moda, feito em diversas regiões do país, que seria transmitido pela televisão, à maneira de um reality show. Culminaria num programa final de premiação em São Paulo. A empresa já começou a negociar com emissoras de TV e anunciantes.

Borges também tem planos de levar o conteúdo expositivo da SPFW para outras partes do
país, junto com palestras e workshops. E ele não descarta realizar eventos de moda em outras cidades da América do Sul. "Não penso nisso no curto prazo, mas no médio, sim", afirma. No passado, já foi convidado a dirigir a fashion week de Buenos Aires.

A Luminosidade assumiu ainda a curadoria do primeiro Fashion Rocks no Brasil, que acontece em maio, no Forte de Copacabana, no Rio. O evento --que é realizado desde 2003 na Europa e nos EUA-- reúne desfiles de moda com apresentação de cantores e bandas. Para o show no Rio, a organização pretende ter a presença de Shakira, Timbaland, Beyoncé e outros. A lista final dos participantes, inclusive estilistas brasileiros, deve ser divulgada durante a SPFW.


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