Museu Municipal Carmen Miranda no Marco de Canaveses


(Voltar à Homepage)



No Museu Municipal de Marco de Canavezes que em 1985 adoptou o nome da cançonetista e actriz, que nasceu naquele concelho há 100 anos, podem ser vistos vários objectos que foram utilizados por Carmen Miranda, nomeadamente peças de vestuário e calçado. O núcleo inclui também fotografias e outro material alusivo à artista.

A maioria dos objectos foi doada pelo Museu Carmen Miranda, do Brasil, e pelo Elos Clube do Rio de Janeiro.




 A maioria dos turistas que visitam o Museu Municipal de Marco de Canaveses, fazem-no sobretudo no Verão, e  procuram o núcleo dedicado a Carmen Miranda 
Por iniciativa da autarquia, todos os anos, centenas de estudantes do concelho, de vários graus de ensino, visitam o museu, ficando a conhecer quem foi Carmen Miranda

A Câmara também organiza um concurso de artes plásticas destinado aos alunos que tem sempre como tema central a antiga actriz e cujos trabalhos são expostos no museu.

Outros motivos de atracção para o núcleo de Carmen Miranda são as exposições temporárias que o museu vai organizando, que atraem públicos diferenciados.


No dia 9 de Fevereiro de 2009 a Câmara de Marco de Canaveses assinalou os 100 anos do nascimento de Carmen Miranda, promovendo um conjunto de iniciativas.




Carmen Miranda (Maria do Carmo Miranda) nasceu em Aliviada,  no concelho de Marco de Canaveses, mas passou grande parte da sua vida do outro lado do Atlântico, entre o Brasil e os Estados Unidos.
Com pouco mais de vinte anos, Carmen Miranda era já uma vedeta no Brasil, tanto na música como no cinema, chamando a atenção de Hollywood, onde chegou a ser uma das actrizes mais bem pagas.

Carmen Miranda morreu nos Estados Unidos a 05 de Agosto de 1955, com 46 anos, vítima de ataque cardíaco, depois de ter participado num programa televisivo.

Edifício que alberga o Museu Municipal Carmen Miranda
e a Biblioteca Municipal







Museu Municipal Carmen Miranda - Marco de Canaveses
Horário: De segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Tlf. 255 538 800 Ext. 280
Website
museu@cm-marco-canaveses.pt


Etiquetas: , ,


Comentários:
Como seria bom , poder levar os meus princepes e princesas da salaC2 do JI Real a este local magnifico!
O contacto direto com os objetos e pertences da ilustre atriz e cantora portuguesa!
Vamos desfilar em sua homenagem
 
O povo brasileiro não honra suas estrelas.No centenário de Carmem Miranda, nada foi feito.Esperávamos uma minissérie através da maior Rede de Televisão Brasileira (A Globo), mas nada aconteceu.Visitei no Parque do Flamengo (Rio de Janeiro) um mísero espaço dedicado ao Museu Carmem Miranda.Uma cantora da sua grandez merecia bem mais consideração. (José)
 
*principes

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

100 Anos Carmen Miranda