(Voltar à Homepage)
Cenário das comemorações do seu centenário, o Museu Carmen Miranda foi criado em 1976 com as doações da família da cantora e abriga 3.560 itens sendo 461 peças de indumentárias, entre elas 220 bijuterias, 11 trajes completos de shows e filmes, cintos, sapatos e turbantes, além de 1.900 partituras, manuscritos, roteiros, 710 fotografias e cartazes.
Em pouco mais de15 anos, a Pequena Notável - apelido dado por César Ladeira, da Rádio Nacional – gravou quase 300 músicas em mais de 140 discos, além de 14 filmes e milhares de shows, sobretudo no Brasil e nos Estados Unidos.
O que é que a portuguesa tem? Mais brasileira das lusitanas, Carmen Miranda completaria 100 anos nesta segunda-feira (dia 9). Para comemorar a data, festa com direito a muita música, filme e, claro balangandãs. Entre os dias 9 e 15 de fevereiro, o Museu Carmem Miranda, no Rio, terá uma programação especial e gratuita para a ocasião.
Na Semana Carmen Miranda, o museu, que leva o nome da cantora, vai exibir 13 filmes, fazer debates com Ruy Castro, autor da biografia sobre a artista, e com parentes dela, além de shows com cantores como Marcos Sacramento e grito de carnaval com o Cordão da Bola Preta.
Réplica em tamanho real
Uma escultura em tamanho natural seguindo as características da cantora foi criada pelo artista plástico Ulysses Rabelo, que estudou a máscara mortuária e a arcada dentária de Carmen para garantir a fidelidade da peça.
A Rádio Roquette Pinto, onde Carmen Miranda começou sua carreira, vai dedicar parte de sua programação à homenageada, com foco na sua biografia e blocos com suas músicas. Frases sobre o centenário serão colocadas no painel do Maracanã.
Contactos:
O Museu Carmen Miranda fica Avenida Rui Barbosa (em frente ao nº 560), no Flamengo, na Zona Sul do Rio.
O museu funciona, de terça a sexta, das 11h às 17h, e sábados e domingos, das 13h às 17h. A entrada é gratuita.
Etiquetas: carmen miranda, Museu Carmen Miranda, Rio de Janeiro
#
Enviar um comentário