Museu Carmen Miranda do Rio de Janeiro será transferido para Copacabana, num espaço de maior prestígio

(Voltar à Homepage)


"Carmen Miranda é importante para o Brasil como Elvis Presley para os Estados Unidos, como Carlos Gardel para a Argentina e como Piaf para a França", resumiu o músico Eduardo Dussek, que foi prestigiar a abertura da Semana Carmen Miranda no museu da artista, no Flamengo.

Segundo Dussek, as homenagens que estão sendo feitas à Carmen pelo seu centenário deveriam ser feitas sempre. "É preciso que se dê a devida importância dessa artista na cultura brasileira", explicou.

A atriz Zezé Motta saiu de Salvador, na Bahia, apenas para o evento. "Eu vim só para prestar essa homenagem. Ela merece isso e muito mais", declarou Zezé.

Estiveram presentes na cerimônia o biógrafo Ruy Castro, que escreveu um livro sobre a vida da pequena notável, a secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes, e os pais do governador Sérgio Cabral, o jornalista Sérgio Cabral e Magali Cabral, que receberam uma moeda comemorativa aos cem anos da artista no lugar do filho. "Preciso confessar que essa moeda vai ficar para mim", brincou o jornalista, arrancando gargalhadas da platéia.

A secretária Adriana Rattes garantiu que, a partir de agora, Carmen terá o lugar que ela merece na cultura brasileira "Daremos à ela um lugar mais nobre e adequado", disse Adriana, referindo-se ao Museu Carmen Miranda, que deve mudar-se para Copacabana. "Estamos estudando junto à família dela o lugar mais adequado, mas o principal projeto em vista é fazer o Museu Carmen Miranda junto ao da Imagem e do Som, onde hoje funciona a boate Help, em Copacabana".

Adriana afirmou, ainda, que o imóvel onde funciona a casa noturna já foi desapropriado e o projeto arquitetônico do museu será escolhido e anunciado em maio. "Queremos também montar mais um musical da Carmen este ano. Estou me comprometendo que Carmen Miranda terá homenagens à sua altura", disse Adriana.

A escola de samba Império Serrano, que irá homenagear a pequena notável em seu desfile, se apresentou na cerimônia com a rainha de bateria Quitéria Chagas. "Estou muito contente com esse enredo, li o livro do Ruy Castro e passei a conhecer muito mais da Carmen", contou.

Os convidados da cerimônia visitaram o Museu Carmen Miranda, que abriga exposição com mais de 3 mil itens da artista, sendo 461 peças da indumentária - 220 bijuterias, 11 trajes completos de shows e filmes, cintos, sapatos e turbantes - além de 1.900 partituras, manuscritos, roteiros, 710 fotografias e cartazes.


Fonte

Etiquetas: , , ,


Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

100 Anos Carmen Miranda