Exposição no Brasil homenageia Carmen Miranda no seu Centenário

(Voltar à Homepage)


Para homenagear o centenário de nascimento da cantora Carmen Miranda, o pesquisador Antônio Miranda inaugura neste sábado (07), às 18h, no Centro de Cultura do município de São José de Ribamar, a exposição “Cem anos do nascimento de Carmen Miranda”. Na oportunidade, será oferecido um coquetel aos presentes.

A mostra, que ficará aberta até o dia 28 e tem o apoio da administração do prefeito Luís Fernando Silva, reúne uma coletânea de CDs e DVDs, documentários, livros, revistas, bonecas trajadas no estilo baiano, fotos históricas e quadros pintados pelo pesquisador retratando a artista.

De acordo Miranda, o material da exposição foi reunido durante mais de um ano e mostra as diversas fases da vida da cantora, desde o nascimento – no dia 9 de fevereiro de 1909, em Marco de Canavezes Várzea da Ovelha, na província do Porto, em Portugal – passando por sua estréia no mundo da música, sua consagração no Brasil e nos Estados Unidos, até sua morte, ocorrida dia 5 de agosto de 1955, vitima de infarto cardíaco.

Antônio Miranda afirmou que a exposição tem como objetivo mostrar às novas gerações a importância da cantora para o Brasil e para o mundo, uma vez que viveu boa parte de sua vida nos Estados Unidos, onde gravou cerca de 316 músicas, que se somam às 36 gravadas no início a carreira, ainda no Brasil.

Além de estrela internacional da música, a artista também estrelou cinco filmes no Brasil e 14 nos Estados Unidos. Carmen Miranda foi estrela das principias companhias cinematográficas norte-americanas e ficou conhecida no Brasil como a “Pequena Notável”, denominação que lhe foi dada pelo radialista César Ladeira, que trabalhava na rádio Mayrink Veiga.

Um dos destaques da exposição, segundo Antônio Miranda, são as 197 fotos históricas, que mostram cenas de vários momentos da vida da artista, inclusive do pouco tempo em que morou em Portugal, sua terra natal.

“Quem for visitar a mostra poderá assistir a trechos de vários filmes e ouvir as músicas gravadas no Brasil e nos Estados Unidos. Outro destaque da exposição será um quadro pintado por mim retratando Carmen no filme “Romance Carioca”, que foi o 13º de sua carreira norte-americana”, destaca o pesquisador.

Fonte

Etiquetas: , ,


Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

100 Anos Carmen Miranda