Centenário de Carmen Miranda assinalado na sua terra natal: Marco de Canaveses

(Voltar à Homepage)


Nasceu a 9 de Fevereiro de 1909, no lugar de S. Martinho, na freguesia de Várzea de Ovelha e Aliviada e faria 100 anos, se estivesse viva. Falamos da famosa Carmen Miranda, nascida em Marco de Canaveses, mas cedo emigrada para o Brasil, onde fez carreira e se tornou famosa.

O aniversário de nascimento desta marcoense vai ser assinalado pela Câmara Municipal do Marco com uma série de iniciativas, agendadas para o próximo dia 9, segunda-feira.

Logo pela manhã, pelas 11 horas, vai ser descerrada uma placa alusiva ao centenário do nascimento de Carmen Miranda, na casa onde ela nasceu, em várzea de Ovelha e Aliviada; pelas 14h30 será inaugurada a exposição de trabalhos apresentados ao III Concurso de Expressão Plásticas Carmen Miranda, a decorrer no Espaço Arte do Museu Municipal; a noite fica reservada para mais uma Conferência do Marco, desta feita com o tema: Carmen Miranda… do Marco de Canaveses para o Mundo. Conferencia que terá lugar no Auditório Municipal, pelas 21 horas e contará com a exibição de um documentário sobre a vida da homenageada seguindo-se as intervenções de Manuel Moreira, presidente da Câmara Municipal do Marco, Jorge Fernandes Alves, da Faculdade de Letras do Porto e Jorge Neves, produtor e realizador – Alfandega Filmes.

Paralelamente a este programa, o dia 9 Fevereiro, assinala o início das Comemorações do Nascimento de Carmen Miranda, em Marco de Canaveses, que decorrem até 5 de Agosto - data da sua morte - com um conjunto de actividades: exposições de fotografia e de expressão artística, concurso de montras, edição de um livro foto-biográfico, emissão de selo e de medalha comemorativa, desfile de escolas de Samba, concertos, cinema, teatro, dança e ainda a Gala Carmen Miranda.

Haverá ainda a colocação de Telas dispersas pelo Concelho, alusivas ao Centenário do Nascimento de Carmen Miranda, executadas pelos Alunos do Curso Profissional de Multimédia da Escola Secundária do Marco de Canaveses.

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses promove pelo terceiro ano consecutivo o III Concurso de Expressão Plástica "Carmen Miranda" destinado a toda a comunidade escolar A exposição dos trabalhos selecionados estará patente no Museu Municipal Carmen Miranda - Espaço Arte de 9 a 28 de Fevereiro.


Fonte: A Verdade









(Voltar à Homepage)

Etiquetas: , , , , , , , ,


Comentários:
Obrigado pela V. colaboração em ajudar a divulgar as celebrações dos 100 anos de Carmen Miranda que estamos a organizar com a Câmara Municipal de marco de Canaveses, a terra natal da "pequena notável"

Jorge Neves/ALFÂNDEGA FILMES
 
De Nada.
Mais um das muitas dezenas de blogues que faço para tentar substituir a falta de trabalho do Ministério da Cultura.
Eu num hobby devo trabalhar mais que uns 30 funcionário de lá. ;)
Não comentei no seu blogue pois só aceita comentadores registados

Votos do melhor para os seus projectos.
 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

100 Anos Carmen Miranda