Apresentação de escultura de Carmem Miranda, abriu semana dedicada à artista no Rio de Janeiro

(Voltar à Homepage)


A cantora portuguesa Carmen Miranda, também conhecida como a Pequena Notável, ganhou a imortalidade ao ter uma escultura em tamanho natural que ficará exposta num museu com o seu nome no Rio de Janeiro.
Se estivesse viva, a “Embaixadora do Samba” completaria 100 anos esta semana e a escultura, assim como uma série de actividades culturais, marcará na cidade do Rio o centenário de seu nascimento, onde desembarcou aos 18 meses de idade vindo de Portugal com sua família.
Feita de fibra de vidro e com o figurino reproduzido do filme “Uma noite no Rio” (1941), a escultura de Miranda é obra do artista plástico carioca Ulysses Rabelo e levou mais de três anos para ser finalizada.
Inicialmente a ideia era confeccionar apenas um busto, mas posteriormente o projecto expandiu-se e Rabelo decidiu empenhar-se a moldar um manequim em tamanho real.


O artista disse à Lusa que estudou os detalhes da máscara mortuária e a arcada dentária de Carmen para garantir a fidelidade da peça.
Segundo o artista, a escultura que não pesa mais do que quatro quilos reproduz o 1,53 metro da cantora, porém a sua altura atinge 1,75 metro com o turbante, a decoração de frutas tropicais e as sandálias altas.
“Fizemos uma cópia das sandálias plataformas que ela usava, colocámos um salto de 15 centímetros de altura. Com os saltos ela fica com 1,68 metro e mais o turbante que pode ter 50 centímetros de altura”, relata Rabelo.
A escultura vai ficar no museu, mas o artista brasileiro pretende fazer uma exposição itinerante e tentar levar para Portugal: “Ela é nossa, mas também é portuguesa.”O escritor brasileiro Ruy Castro, autor da biografia da cantora lusitana, lançada em 2005, compara a sua importância com a de Pedro Álvares Cabral ao descobrir o Brasil.
“Carmen descobriu o brasileiro”, disse à Lusa Castro ao referir que o brasileiro não tinha noção da sua própria identidade. “A música brasileira era muito europeia, mais lírica do que popular. Ela introduziu a fala popular na música.”
Por seu turno, o cônsul-geral de Portugal no Rio, António Almeida Lima, considera Carmen Miranda uma autêntica figura luso-brasileira, “uma personalidade única na cultura popular mundial”.
“Na sua origem, ela muito representa aquilo que foi a saga da emigração portuguesa para o Brasil. E aqui as famílias portuguesas se desenvolveram, prosperaram e deram um contributo único para a cultura brasileira”, destacou.

Maria do Carmo Miranda da Cunha (1909-1955), cujo pseudónimo era Carmen Miranda, nasceu na Freguesia de Várzea da Ovelha, concelho de Marco de Canaveses, antiga São Martinho da Aliviada, no Distrito do Porto.
Em pouco mais de 15 anos, a "Embaixadora do Samba" gravou quase 300 músicas em mais de 140 discos, além de 14 filmes e milhares de shows, sobretudo no Brasil e nos Estados Unidos, onde era conhecida como "Brazilian Bombshell".
A Semana Carmen Miranda que começou segunda-feira e segue até o dia 15 de Fevereiro. Além da exposição retrospectiva da artista a partir da década de 1930, haverá a exibição de 13 filmes, debates e shows musicais.

Fonte


(Voltar à Homepage)

Etiquetas: , , , , ,


Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

100 Anos Carmen Miranda